Blog AW Consultores

BPO: o que é e quais são as principais vantagens?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sigla para Business Process Outsourcing, o BPO nada mais é que a terceirização de processos, delegando para empresas parceiras as tarefas secundárias e burocráticas do seu negócio, fazendo com que os gestores foquem em atividades estratégicas de interesse da organização.

Vantagens de fazer o BPO?

BPO é um método usado por diversos segmentos de empresas com o objetivo de:

a) aprimorar sua performance,
b) controlar melhor os custos,
c) reduzir os riscos,
d) aumentar a transparência e
e) incentivar a colaboração.
De bônus, ainda é possível:
f) elevar a produtividade,
g) a capacidade de inovação e
h) a vantagem competitiva organizacional.

O uso para atuação mais estratégica da empresa

A principal justificativa para adotar o Business Process Outsourcing é deixar de lado as atividades operacionais a fim de adotar um foco mais estratégico. Além de isso, ao liberar a atenção do gestor para as funções realmente importantes, a organização consegue reduzir seus custos e aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Essa situação deriva da adoção de melhores práticas e da possibilidade de operação em larga escala. O outsourcing é efetivamente direcionado às necessidades do negócio, envolvendo assim atividades das áreas tributárias, financeiras, administrativas, jurídicas e de TI, por exemplo.

Por exigir mão de obra especializada, o BPO também se desdobra, oferecendo conhecimentos para outras atividades. É o caso do Knowledge Process Outsourcing (KPO), que é a terceirização de processos de conhecimento. Nesse caso, o prestador de serviço assegura que as atividades considerem regras, critérios e análises de risco.

Outro exemplo é a análise de dados, prática cada vez mais relevante no contexto organizacional por facilitar a identificação de tendências, o direcionamento de serviços e a elaboração de estratégias de mercado. Em qualquer dos casos, é possível alcançar uma maior competitividade, mais precisão e agilidade nas atividades executadas.

Esses benefícios são praticamente impossíveis de alcançar com os processos internos, que apresentam custo fixo e crescimento limitado, pois sua gestão é feita de maneira pouco especializada e as atividades são altamente dependentes das pessoas. Além disso, a chance de haver obsolescência é bastante elevada.

Já o modelo de terceirização especializada tem um custo não só reduzido como variável, além de ser uma solução escalável. Os relatórios e Service Level Agreements (SLAs) são previamente determinados em contrato. A companhia que presta o serviço também investe continuamente em tecnologia e melhores práticas, sendo sua qualidade e eficiência regularmente medidas.

Em resumo, o BPO tem como foco a valorização da qualidade e das atividades que fazem parte do core business. O objetivo é implementar uma cultura de elevada performance operacional, que distribui as pessoas certas nas funções adequadas, automatiza os processos e gerencia as situações da melhor forma possível. O resultado é a obtenção de resultados mais significativos.

As principais tarefas que podem ser terceirizadas

a) Gestão da infraestrutura de TI
b) Análise de dados
c) Processos jurídicos
d) Recursos humanos
e) Contabilidade, Fiscal e Gestão Financeira
f) Política de compliance
g) Aplicação do BPO na área Fiscal

Posts recentes

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.