Markup é um método de precificação que tem como objetivo chegar a um preço final, do produto ou serviço, baseando-se nos custos deles, garantindo uma boa margem de lucro. Ou seja, através de um índice, o markup consegue determinar um preço de venda, de produto ou serviço, calculado a partir dos custos fixos e variáveis de uma empresa, custo de produção da mercadoria e margem de lucro pretendida.
Por que é importante?
É preciso ter em mente que o preço passado para os clientes deve cobrir seus gastos e ainda gerar lucro. E é aí que está a importância do markup que, na verdade, funciona como uma ferramenta de gestão, ajudando a precificar corretamente.
Como funciona?
Primeiramente, vale entender que, a princípio, é o custo total de produção que vai definir quanto sua empresa deve cobrar do consumidor final. Porém, na prática a coisa não funciona bem assim, já que dependendo do tipo de produto ou solução oferecida, outros fatores devem ser considerados, dificultando a tarefa de definição de preços justos.
Por isso, o markup pode ser de enorme ajuda, simplificando esse cálculo, avaliando todos os custos exigidos até que o produto chegue ao consumidor, e faz isso por meio de uma fórmula, onde são dispostos todos os valores dos componentes do markup, considerando três variáveis: despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro desejada
Benefícios de usar o Markup?
Com certeza, até aqui já deve ter percebido como utilizar o markup pode trazer benefícios, de uma forma mais generalizada, ajudando a garantir mais lucros ao seu negócio. Confira os principais benefícios em utilizar o markup: aumento dos lucros, recuperação dos custos, rentabilidade intacta, redução de erros no planejamento financeiro e identificação de todos os gastos do negócio,
O que compõe o Markup?
Para poder utilizar o markup em sua empresa, no entanto, é preciso saber que o seu cálculo é composto por custo de mercadoria vendida, impostos, comissões, custo fixo e lucro
Como podemos ver, saber usar o markup pode fazer toda a diferença no resultado financeiro de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho, pois ele ajuda a precificar produtos, ou serviços, com base em dados reais e precisos.
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