Gestão Empresarial – sua importância
Ao falar de gestão empresarial devemos entender que significa uma série de estratégias e ações com o objetivo de levar a empresa a alcançar os melhores resultados, além de corrigir erros e evitar falhas graves nos setores cruciais para o bom funcionamento do negócio.
Os setores de uma empresa devem funcionar sinergicamente para que tudo corra bem. Pense, um relógio precisa que todos os componentes se entendam e sejam sincronizados para que a hora seja mostrada, não é mesmo?
As empresas devem funcionar da mesma forma! Se uma peça, que no caso é a comparação para um setor, estiver com alguma falha e não funcionar como deveria, toda a operação é afetada, atingindo as outras áreas da empresa.
A função central de uma boa gestão é se certificar que todos esses processos estejam na mesma página e visando chegar no mesmo lugar.
Entenda o papel da gestão.
No Brasil, a cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar dois anos no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.
Os motivos são diversos, mas, em geral, nada vai muito além do mal planejamento, dívidas, má execução das ações de marketing e manipulação dos recursos. Ou seja, problemas de gestão e administração!
A gestão é importante porque é ela que mantém a empresa no mercado competitivo! Isso é possível por meio de processos que envolvem boa organização das finanças, gestão de pessoas e as ações necessárias para manutenção dos recursos da empresa.
Então, se os processos internos da organização e sua relação com suas metas diz respeito aos custos com materiais, contratações, demissões, compra e venda de produtos, custos com instalações e tudo o que envolve o ambiente profissional, é preciso gerenciar.
Cada uma dessas áreas depende de uma análise específica, feita por um profissional qualificado. Pois, a pessoa responsável por comandar o RH não é a mesma que elabora as práticas de marketing.
Saiba como mensurar uma gestão eficiente
Sabendo que a prática impacta diretamente o progresso do seu negócio, certos detalhes devem ser devidamente acompanhados.
São eles: o monitoramento dos processos, engajamento da sua equipe, gestão dos custos e a utilização de um sistema de gestão. Contextualizando cada tópico de acordo com a sua funcionalidade na empresa, podemos descrevê-los da seguinte forma:
Monitoramento de processos
O monitoramento dos processos é uma das partes mais importantes de uma boa gestão empresarial, pois se baseia em planejar as ações do seu negócio!
No entanto, além de planejar, é indispensável acompanhar o que está acontecendo. Isso significa que monitorar os processos permite entender a evolução para que seja possível realizar melhorias ou modificações nos processos.
Engajamento da equipe
Esse tópico reflete diretamente a importância de valorizar os colaboradores. Engajar a equipe significa envolver os funcionários nos projetos e deixar todos cientes do que acontece.
Além disso, a valorização profissional também é importante. Com salários compatíveis com o mercado, um ambiente de trabalho de qualidade e o envolvimento dos funcionários em atividades corporativas é possível manter os colaboradores motivados e obter um fluxo de trabalho constante e de acordo com a sua estratégia.
Gestão dos custos
Ao monitorar os resultados conseguidos por meio de estratégias da sua empresa, é possível identificar alguns gastos desnecessários.
Essa economia pode envolver os custos com transporte, fornecedores, aluguel, locais não utilizados ou qualquer gasto que possa ser reduzido ou descartado.
Utilização de um sistema de gestão
Por fim, utilizar a tecnologia a seu favor é uma boa maneira de guardar e organizar informações. Um software de gestão facilita essa administração e otimiza o tempo.
Com ele, é possível analisar dados, como valor gasto com mercadorias compradas, produtos guardados no estoque, gastos com o salário de funcionários, etc.
Tenha uma gestão eficiente
Além de ser indispensável para o crescimento do seu negócio, a gestão empresarial é uma forma de medir os resultados e prevenir sua empresa para futuras mudanças, evitando surpresas indesejadas.
Demos algumas dicas de pontos a serem analisados para uma gestão empresarial mais apurada e precisa! Seguindo esses pontos, sua empresa prepara todas as áreas internas para as mudanças necessárias, liberando espaço para crescer cada vez mais. Mas, agora que temos essas informações sobre gestão empresarial, o que acha de aplicar, corretamente, na sua empresa para obter sucesso?
Com isso seus processos internos serão melhorados, aumentando gradualmente o fluxo de trabalho de maneira controlada e resultando em uma estrutura sólida para que seu negócio cresça cada vez mais, elevando os lucros da sua empresa.
Importante ainda frisar a necessidade de acompanhar e monitorar os indicadores de performance, os quais possibilitam analisar possíveis desvios e tomar ações imediatas para correção de rota. Indicadores como faturamento, recebimentos, custos fixos, índice de endividamento, lucratividade, ponto de equilíbrio (breakeven), ticket médio.
Esses são alguns indicadores que podem ajudar sua empresa a ter maior controle da própria saúde empresarial.
Quem não conhece bem seu negócio terá chances muito maiores de tomar decisões erradas e percorrer um trajeto mais difícil, enquanto quem tiver a perfeita noção das minúcias da sua empresa e das variáveis da sua área, aumentará, consideravelmente, suas possibilidades de sucesso.
A AW Consultores vem ajudando empresas a implantar os conceitos da boa gestão empresarial, garantindo resultados e margens sustentáveis.
Fale conosco.